sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A saborear salada de fruta podemos aprender matemática

Ao longo desta semana realizamos algumas actividades relacionadas com a alimentação -Semana da alimentação -

Uma das actividades realizadas foi a confecção de salada de fruta para a sobremesa do almoço.

Para além de outras intenções pedagógicas, desta actividade decorreram a exploração de conceitos matemáticos.

1- Classificação segundo critério:
a) De tamanho: grande, pequeno, médio…
b) Cor: castanho, vermelho, etc.…

2-Qual é o mais pesado? Qual é o mais leve?

O uso de um instrumento de medida (Massa) não tem a função da introdução de uma unidade de medida, apenas é usada para comparação de massas.

3-Contagem de objectos (frutos)

4- Ordenação por ordem crescente, concretizado com os frutos.

domingo, 28 de setembro de 2008

Os pais passeiam connosco

Hoje, ao ler o jornal reparei no artigo de Daniel Sampaio, jornal Público que nos alertava para alguns aspectos da educação de crianças e jovens.O que me ficou desta leitura foi sobretudo algumas ideias como:(a) não são todas iguais, que o adulto está numa "posição dominante"e por isso deve fazer valer a sua autoridade;(b) porém as crianças devem ter espaço para expressar o seu ponto de vista, etc. Porque esta leitura foi interessante convido-vos a ler este artigo.

sábado, 27 de setembro de 2008

O computador da sala é dos brinquedo mais concorridos.




Ao longo deste passeio iremos conversar sobre os diferentes espaços da sala. Perguntar-se-ão porquê este computador, em vez do tão falado "Magalhães"?

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) são um documento orientador para a Educação Pré-Escolar e dizem assim´: "A utilização dos meios informáticos,a partir da educação pré-escolar,pode ser desencadeadora de variadas situações de aprendizagem, permitindo a sensibilizaçãoa um outro código,o código informático,cada vez mais necessário.Este pode serutilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática."M.E.;(1997)